terça-feira, 25 de maio de 2010

Escola Profissional quer pickles de cereja no mercado

A Escola Profissional do Fundão vai lançar um novo produto derivado da cereja. Os pickles de cereja estão a ser experimentados há algum tempo e é intenção da escola avançar para a comercialização deste produto.

Fonte: RCB

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Tarda, mas não falha: vêm aí 4 mil toneladas de cereja

A meteorologia volta a condicionar a produção de cereja na Cova da beira. A região líder na produção nacional vai ter quebras de 20% em relação a 2009. Dos pomares deverão sair, este ano, quatro mil toneladas de cereja para o mercado nacional e internacional.
O frio e a chuva interferiram decisivamente no desenvolvimento do fruto, o que ditará o abaixamento da produção das seis mil para as quatro mil toneladas. Nesta semana, os primeiros frutos começaram timidamente a entrar no circuito comercial
, sendo que a velocidade de cruzeiro em termos de produção só será alcançada no decorrer das próximas semanas, com o pico a ocorrer em meados do mês de Junho. Se as condições meteorológicas não voltarem a baralhar as contas, o decréscimo da produção de cereja na Cova da Beira deverá estacionar nas duas mil toneladas em relação ao ano passado.
O potencial produtivo da região "em condições normais" é de cerca de seis mil toneladas, com o concelho do Fundão a puxar para si a fatia de leão da produção no contexto da Cova da Beira. nas próximas semanas o mercado começará a agitar-se com o maior vigor da produção. E neste contexto, os preços são uma incógnita
. Ainda não se pode apurar com clareza se o cenário de quebra de duas mil toneladas na produção poderá significar um aumento do preço da cereja. (...)
O potencial produtivo da região está em expansão. Anualmente, a área plantada tem um acréscimo médio de 50 hectares. (...) São pomares que se juntam aos actuais dois mil hectares de pomares de cereja na Cova da Beira, quase dois terços deles localizados no concelho do Fundão.

Fonte: Jornal do Fundão

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Crise e mau tempo afectam promoção turística da cereja

Há menos cereja e dinheiro para as campanhas de promoção. Mesmo assim, estão previstas 12 grandes acções a nível nacional.

A crise económica e as condições climatéricas que se registaram nos últimos tempos (adversas para a produção de cereja) vão, este ano, condicionar a campanha de promoção da cereja que é realizada anualmente pela Câmara Municipal do Fundão. Se nos outros anos a autarquia investia cerca de 50 mil euros na campanha promocional, este ano o orçamento ficará pelos 20 mil euros. Além disso, o atraso verificado na produção (ultrapassa as três semanas) também já trouxe consequências, originando o cancelamento da acção que estava programada para este fim-de-semana (presença no Rock in Rio) e obrigando a reequacionar outras, nomeadamente a de distribuição de cerejas nas praias portuguesas. Contingências que, contudo, não desanimam o presidente da Câmara Municipal, que no dia 19 apresentou o programa de divulgação da cereja para 2010. Mantendo o lema, "Cereja do Fundão, o Fruto da Nossa Selecção", a campanha contará então com 12 grandes acções, algumas baseadas em parcerias público-privadas, que incluem empresas como a Vodafone, a Eurest (concessionária de postos de abastecimentos em auto-estradas), a CP, a cadeia de supermercados Modelo e a rede Aldeias do Xisto. "No caso da Vodafone (a cereja é comprada e distribuída na iniciativa Momentos Vodafone) esperamos que, pelo menos, 80 mil pessoas recebam e provem a nossa cereja", disse. Já a parceria com a CP prevê que se coloque em circulação o "comboio da cereja", que, durante todo o mês de Junho e exclusivamente aos domingos, levará até ao Fundão todos os que adquiram esse produto turístico. Serão oferecidas 2500 embalagens de cereja nos três alfa pendulares e na Estação de Santa Apolónia.

Fonte: Lusa/RCM

quinta-feira, 20 de maio de 2010

10º Festival da Cereja


A Escola Profissional do Fundão organiza, de 25 a 27 de Maio, o seu 10º Festival Gastronómico da Cereja contando, este ano, com a participação de oito escolas de Portugal, Bélgica, França, Espanha e Estónia.
Durante estes dias serão confeccionadas as melhores receitas à base de cereja.
Nesta edição do festival será apresentado um livro onde irão ser compiladas todas as receitas confeccionadas ao longo das dez edições do evento.
Para além deste certame, a Escola Profissional do Fundão vai ainda participar, a par da Escola de Hotelaria do Fundão, pela primeira vez, na Festa da Cereja, que se realiza em Alcongosta.

Feira da Cereja no Ferro





















A Junta de Freguesia do Ferro realiza, de quatro a seis de Junho, mais uma edição da Feira Agrícola/Feira da Cereja.

Este evento tem como principal objectivo a divulgação da Cereja local, bem como a dinamização da agricultura e da economia do mundo rural.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Festa da Cereja 2010, em Alcongosta









Realiza-se em Alcongosta, freguesia do Fundão, de 10 a 13 de Junho, a Festa da Cereja.
Trata-se de uma festa onde poderá provar licores e outras delícias cujo ingrediente principal é a cereja. Terá também a oportunidade de contactar com ofícios ligados à apanha e comercialização deste fruto, nomeadamente artesãos da região.