sexta-feira, 21 de maio de 2010

Crise e mau tempo afectam promoção turística da cereja

Há menos cereja e dinheiro para as campanhas de promoção. Mesmo assim, estão previstas 12 grandes acções a nível nacional.

A crise económica e as condições climatéricas que se registaram nos últimos tempos (adversas para a produção de cereja) vão, este ano, condicionar a campanha de promoção da cereja que é realizada anualmente pela Câmara Municipal do Fundão. Se nos outros anos a autarquia investia cerca de 50 mil euros na campanha promocional, este ano o orçamento ficará pelos 20 mil euros. Além disso, o atraso verificado na produção (ultrapassa as três semanas) também já trouxe consequências, originando o cancelamento da acção que estava programada para este fim-de-semana (presença no Rock in Rio) e obrigando a reequacionar outras, nomeadamente a de distribuição de cerejas nas praias portuguesas. Contingências que, contudo, não desanimam o presidente da Câmara Municipal, que no dia 19 apresentou o programa de divulgação da cereja para 2010. Mantendo o lema, "Cereja do Fundão, o Fruto da Nossa Selecção", a campanha contará então com 12 grandes acções, algumas baseadas em parcerias público-privadas, que incluem empresas como a Vodafone, a Eurest (concessionária de postos de abastecimentos em auto-estradas), a CP, a cadeia de supermercados Modelo e a rede Aldeias do Xisto. "No caso da Vodafone (a cereja é comprada e distribuída na iniciativa Momentos Vodafone) esperamos que, pelo menos, 80 mil pessoas recebam e provem a nossa cereja", disse. Já a parceria com a CP prevê que se coloque em circulação o "comboio da cereja", que, durante todo o mês de Junho e exclusivamente aos domingos, levará até ao Fundão todos os que adquiram esse produto turístico. Serão oferecidas 2500 embalagens de cereja nos três alfa pendulares e na Estação de Santa Apolónia.

Fonte: Lusa/RCM

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