quinta-feira, 21 de maio de 2009

Feira da Cereja na Freguesia do Ferro





















Tal como em anos anteriores, realiza-se uma vez mais a Feira da Cereja da Freguesia do Ferro, este ano de cinco a sete de Junho.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Cereja do Fundão nas praias portuguesas a partir de 30 de Maio

Até ao dia 11 de Julho irão ser distribuídas 40 mil embalagens de 125 gramas de cereja, em diversos eventos, em Portugal e Espanha.
Este ano, para a campanha de promoção e divulgação, organizada pela Câmara Municipal do Fundão em colaboração com a empresa municipal Fundão Turismo, estão programadas 14 acções.
Pretende-se variar, inovar e chegar a novos públicos. Daí a introdução das praias nesta campanha. Assim, a partir de 30 de Maio, em cada fim-de-semana, a campanha da Cereja do Fundão irá passar pelas praias da linha de Cascais, Foz do Arelho, Óbidos, Marina de Vilamoura, Praia da Rocha, Albufeira, Costa da Caparica e Figueira da Foz. Tal como em anos anteriores, para que a qualidade da cereja seja garantida, será usada uma carrinha de frio que, ao abrir, se transforma numa "banca". No caso das praias, a distribuição será efectuada no período da manhã.
Esta campanha estará ainda presente em eventos como o concerto de Mariza no Castelo de S. Jorge, as Festas de S. João no Porto e as Festas do Divino Espírito Santo nos Açores.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Menos cereja, mas de melhor qualidade







Este ano deverá haver um decréscimo na produção de cereja na Cova da Beira, mas os calibres serão maiores. Espera-se uma colheita de cerca de quatro mil toneladas.

Menos, mas melhor cereja. São estas as previsões para a campanha deste ano na Cova da Beira, região responsável por mais de metade da produção nacional de cereja.
A quebra em relação ao ano transacto deve situar-se nos 20 por cento. Filipe Costa, técnico de Cerfundão, avançou (...) que "as condições climáticas que se verificaram quer durane a floração, quer na fase de vingamento e na chamada queda fisiológica, não foram muito favoráveis para os vingamentos. (...)
A esmagadora maioria da produção começará apenas a entrar no mercado no final de Maio e no mês de Junho. Com uma esperada quebra de produção, os preços da cereja poderão subri? Filipe Cosa refere que "os mercados são muito voláteis. É tudo uma questão da oferta e da procura que se verificar no momento da comercialização. É prematuro avançar ainda com preços".

Fonte: Jornal do Fundão