sexta-feira, 27 de maio de 2011

Comboio das Cerejeiras em Fruto

A CP criou o programa "Rota das Cerejas" para todos os que gostam de juntar o útil - conhecer uma nova região - ao agradável – viver a Festa das Cerejas nas ruas cheias de animação, tasquinhas e artesanato. Até Castelo Branco a viagem é acompanhada pela magnífica paisagem da Linha da Beira Baixa.
Um excelente passeio de comboio, que inclui visita a localidades históricas, a cerejeiras em flor, a pomares de cerejeiras com a possibilidade de participar na sua apanha, almoço em restaurante regional e muito, muito mais.
Efectua-se aos Sábados durante os meses de Maio e Junho.

Mais informações em:
http://www.cp.pt/cp/displayPage.do?vgnextoid=e38a938845fbe210VgnVCM100000be01a8c0RCRD

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Cultura da cereja em crescimento

Não se conhecem ao certo os números mas tudo aponta no sentido de que a cultura da cereja continua a crescer todos os anos na região da Cova da Beira.
Aqui a fruticultura encontra excelentes condições para se desenvolver, nomeadamente devido às especificidades do microclima da Cova da Beira.

Várias acções para a campanha de 2011

Apesar da crise e dos cortes orçamentais, este ano, a cereja do Fundão voltará a ser alvo de uma campanha de promoção, a qual deverá chegar a milhares de pessoas em Portugal e Espanha.
Tal como nos últimos anos, a distribuição nas praias e nas principais ruas de grandes cidades e a venda em áreas de serviço são algumas das acções programadas.
Regressa também o comboio da cereja que inclui a possiblidade, não só efectuar uma belíssima viagem até à região, mas também participar na apanha da cereja.
Na região, a cereja será promovida através de diversas iniciativas como o Festival Gastronómico, o Festival da Cereja e a Festa da Cereja.

Fonte: Jornal do Fundão

domingo, 15 de maio de 2011

Geo-Cereja 2011 no Alcaide

Maio, Junho e Julho são três meses de excelência no que à de produção de cereja no concelho do Fundão diz respeito. Nas encostas da Gardunha, dos dois mil hectares de cerejeiras da Cova da Beira, dois terços estão localizados no concelho do Fundão. O Alcaide é uma das freguesias que muito contribui para esta estatística. É pois aqui que, no dia 11 de Junho, o Geocaching irá realizar um evento denominado Geo-Cereja 2011.

Programa:
9.00h – Recepção e Boas Vindas a todos os presentes;
10.00h - Geo-Caminhada (com Geocaching);
12.00h/13.00h – Almoço (servido no meio de um pomar de cerejeiras, tipo piquenique partilhado);
15.00h – Palestra sobre o Geocaching, com o apoio da Geopt.

VI Festa da Cereja, Alcongosta




A Festa da Cereja de Alcongosta tornou-se já numa das mais importantes festas realizadas no concelho do Fundão. Este ano terá lugar de 9 a 12 de Junho.

Desta festa fazem parte, como não poderia deixar de ser, as inúmeras iguarias confeccionadas com cereja (pão, crepes, espetadas, tartes, licores, compotas, ...) mas também o Artesanato da região, representado pela Cestaria, Esparto e Estatuetas de madeira.